domingo, 10 de fevereiro de 2008

A Éra do Aquecimento Global


O tempo da humanidade foi separado por períodos: existiu o Pré-Histórico, Histórico, Idade Média, Idade Moderna e atualmente estamos no Período Contemporâneo. Mais a partir de algum tempo, entramos numa nova Éra, ou período, a Éra da Correção. Estamos vivendo um período em que é preciso remediar.

Por muito tempo nós achamos que o progresso era a solução de nossas vidas. Nos traria facilidades, conforto, economia de tempo, etc, mais o que esquecemos foi que a partir de uma ação se tem uma reação, e a reação estamos apenas começando a experimentar. Uma dessas reações ou conseqüências é chamada de Aquecimento Global, o que mais nos preocupa e nos afeta nos dias atuais.

O Aquecimento Global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século. Se este aumento se deve a causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas, embora muitos meteorologistas e climatólogos tenham recentemente afirmado publicamente que consideram provado que a ação humana realmente está influenciando na ocorrência do fenômeno.

Essas mudanças climáticas são ocasionadas provavelmente a um aumento do efeito estufa, causado pelo aumento nas concentrações de gases estufa (incluindo, para além do aumento de gases estufa, outras alterações como, por exemplo, as devidas a um maior uso de águas subterrâneas e de solo para a agricultura industrial e a um maior consumo energético e poluição).

As conseqüências já estão sendo sofridas por nós seres humanos, vegetação e pelos animais, principalmente aqueles que vivem nos lugares mais frios. As conseqüências podem ser gravíssimas. A retenção de calor na superfície terrestre pode influenciar fortemente o regime de chuvas e secas em várias partes do planeta, afetando plantações e florestas. Algumas florestas podem sofrer processo de desertificação, enquanto plantações podem ser destruídas por alagamentos. O resultado disso é o movimento migratório de animais e seres humanos, escassez de comida, aumento do risco de extinção de várias espécies animais e vegetais, e aumento do número de mortes por desnutrição.

Outro grande risco do aquecimento global é o derretimento das placas de gelo da Antártica. Esse derretimento já vinha acontecendo há milhares de anos, por um lento processo natural. Mas a ação do homem e o efeito estufa aceleraram o processo e o tornaram imprevisível.


Realmente ou remediamos aquilo que pode ser remediado, ou sofreremos gravíssimas conseqüências, nas quais não se sabe se a vida em geral resistirá.

Vamos fazer nossa parte, e esperar, protestar para que os governantes das grandes potências, e de outros países façam a parte deles.


"Preservar a Natureza é preservar a vida."