sábado, 3 de novembro de 2007

A vida até, ou mais além que o fim dela

Nascemos, crescemos, envelhecemos e morremos... É o processo único da vida, todos passam ou passarão por isso, é inevitável. A própria morte faz parte desse processo, desse caminho. Ontem acordei com o pensamento de que muitas pessoas que eu amo se foram repentinamente, deixando-nos apenas com um espaço em nosso coração guardado só para elas e que ficarão para sempre ali. Lembranças, alegrias e tristezas guardadas naquele espaço dentro de nossos corações.
Quando era criança eu acreditava que quando morrêssemos, iríamos para o céu. Mas jamais acreditei que a vida terminasse quando o coração pára de palpitar, sem nenhuma explicação, apenas viver, morrer e só.
Para um budista vivemos porque temos a capacidade de pensar, não temos alma. Para um cristão vivemos e quando morremos seremos julgados pelo que fizemos na terra, os bons irão para o céu, os maus para o inferno. Para os muçulmanos quanto mais sofrermos aqui na terra, mais felizes e recompensados seremos no céu. Para os espíritas desencarnamos, mas continuamos vivendo num plano superior que a terra, vivendo em espírito... E reencarnaremos quantas vezes forem necessárias para podermos purificar nossa alma e nos tornarmos espíritos de luz que não precisam mais de encarnação. Todas as faces devem ser respeitadas, assim como todas as crenças.
Mas, meu intuito de escrever esse texto não é para falar de crenças, mas sim da saudade guardada no peito de pessoas queridas que de uma maneira ou de outra tiveram de partir, por enquanto, creio eu. Tiveram de partir e só. Não se sabe para onde, com quem, para quê, ou porque... Só se sabe que era preciso, chegara o momento por mais difícil que fosse.
As flores estão ali para suas almas, as velas pela fé, as orações pela lembrança em vida. A morte tem diversas faces, inclusive nenhuma.

domingo, 28 de outubro de 2007

Qualquer coisa que aqui empregada de forma errada, pode não expressar realmente o que eu quero que expresse. Começar um texto de uma forma sem nexo pode ser legal e até mesmo um jeito pra eu entrar no assunto.
Há pessoas que entram em nossas vidas sem sabermos realmente o motivo, e muitas vezes não damos o devido valor que elas realmente possuem. Como diz aquele ditado velho e verdadeiro: 'Só damos valor às coisas, ou às pessoas quando as perdemos', acredito agora que seja a mais pura verdade.
Aqueles momentos que julgamos serem inúteis, perda de tempo, como uma simples conversa pessoalmente ou pelo msn, se tornam muito importantes quando não os temos mais. O ser-humano é assim e não podemos culpá-lo pela sua natureza, pelo instinto do pensamento, instinto da razão.
Se déssemos mais valor as pessoas que realmente se importam conosco, e vivêssemos cada conversa, cada olhar, cada palavra, talvez hoje as memórias boas que estão guardadas no baú fossem realidade.
E a cada vez que olho para trás sinto que perdi algo ou alguém. Ou talvez não o tenha perdido, pois nunca o tive. Mas, a dor da perda só chega agora, tempos mais tarde de saber o quanto uma pessoa pode ser importante, sem nos darmos conta. Tavez agora seja tarde demais...