domingo, 1 de junho de 2008

Censura Hipócrita


Dias atrás, quando o frio por aqui começava a aumentar, eu liguei a tv, e me deparei com uma cena um tanto quanto comum nesses últimos tempos. Era uma cena de sexo. Normal tal cena em nossas novelas, e programas em tv aberta. Horário nobre, 21:20 da noite. Em outro dia, quando mudava de canal, reparei num diálogo entre duas pessoas do mundo artístico. E eles defendiam com tal voracidade suas opiniões, que eu acabei largando o controle de lado, e parando por ali mesmo.
-Isso irá atingir a moral e a integridade dos brasileiros - dizia o homem enquanto gesticulava ridiculamente. - É inaceitável que tal cena seja exibida nesse horário, quando as crianças ainda estão despertas, e enquanto a família brasileira se reúne na frente da tv.
E eu me indagava: Que cena será essa? Será a cena exibida dias atrás? Enquanto isso o homem encerrava seu diálogo para com o outro:
-É inadimissível que o beijo gay seja exibido nesse horário, em plena tv aberta, na frente da família brasileira.
-As pessoas que defendem a integridade e a moral, já ameaçaram processar essa emissora caso o beijo gay realmente for para o ar. - Disse o outro homem.
Eu fiquei refletindo sobre isso, e decidi escrever sobre esse assunto não sei porque, talvez seja pra mostrar a minha humilde opinião.
Depois desse dia, eu vi em outros diversos canais palavrões chulos, cenas depravadas, diálogos explícitos sobre sexo, enfim
tudo o que a "boa moral e os bons costumes" condenam. E por que cenas assim passam direto e reto na televisão? E um simples beijo
gay é tão condenado? As crianças continuam sentadas ali na sala, vendo tais cenas, e não podem ver um simples beijo gay. Por quê?
Para quê resguardar a família brasileira que já está acostumada com a "beleza" da nossa televisão aberta? Estaríamos sendo hipócritas se disséssemos que o beijo gay é ofensivo, é agressor. As pessoas hoje tem o direito de assumir sua sexualidade, podem assistir a romances e casamentos héteros e homossexuais, e não podem ver na tv um simples beijo gay. Estamos na ditadura? Não estamos ditamos o "fim do preconceito"? Porque as pessoas ficariam tão ofendidas se elas já estão completamente acostumadas com cenas de sexo explícito, cenas de nudez, embutidas em "programas para a família"? Elas pouco se importam, pouco se dão conta do que estão vendo. São perguntas que eu nãoencontro resposta. Na tarde de domingo cansamos de assistir mulheres com a bunda de fora, quase nuas rebolando em frente as câmeras enquanto o apresentador fala qualquer merda, e tá tudo certo. Tudo para "aumentar a audiência". E isso não nos ofende. O lixo de tv está ali, e nós assistimos todos os dias, as emissoras na busca desesperada por mais um ponto medíocre de audiência. Assistimos a qualquer porcaria que nos faça rir, nos faça ver bundas, pessoas bonitas e superficiais, fofocas, essas coisas inúteis, mas não um beijo gay.
No último capítulo da novela, para confirmar minhas suspeitas o beijo gay não foi ao ar. Tudo para a preservação da boa moral e dos bons costumes. Viva a hipocrisia.

2 comentários:

Sarah Azavezza disse...

'as emissoras na busca desesperada por mais um ponto medíocre de audiência.' é bem isso, cara. e essa luta por 'preservação da boa moral' tbm é por causa da audiência. ¬¬. eu cansei de televisão. \o/ televisão pra mim é: séries e animações! HAHAHA. beeeijão nay! :*

Juliana Skwara disse...

"O seu blog está espetacular, espero poder continuar com o meu"-sabe falta de tempo
vida dura