sábado, 4 de outubro de 2008

Política - Segundo a Filosofia


Nós temos com o estado uma relação que é pré e pós urnas eletrônicas. Pré - pois temos a responsabilidade de escolha antes de serem apertados os botões da urna. Pós - pois ela dura quatro anos. Quando dizemos isso, estamos nos referindo aos dias atuais. Essa relação deve ser única e estritamente "racionalista", pois devemos usar nossa razão na política, tal como na matemática (que nos dá resultados precisos).
Entregamos o voto que deve ser escolhido por nossa razão, junto com nossa confiança. Há de existir um pacto para que essa relação seja duradoura e estabeleça os frutos prometidos e os frutos colhidos.
O governante nada mais é que nosso representante em maiores escalas.
Uma questão intrigante: fica claro que não somos livres para votar. Pois os candidatos não se lançam por si só, é o partido que decide quem deve se lançar. Há então raros novos candidatos, a maioria são os velhos lobos partidários de contas européias, e infelizmente é entre eles que devemos escolher nossos representantes em Brasília.
Outra questão: A sociedade é composta por diferentes camadas sociais.Como alguém pode representar diferentes classes sociais, se essas mesmas classes possuem interesses diferentes? Fica a questão.
Porém mais importante que votar em nulo, ou em branco, é votar em algum candidato que seja de sua escolha. Se não há melhor, vote então no "menos pior". Pois se nossos políticos fazem tamanha ladroagem, é porque na nossa "democracia" só entregamos o voto e ponto. Ninguém tem mais a mente revolucionária nem cheia de esperança como antigamente. Ninguém se preocupa com a nação. Adotamos uma pose "não é problema meu". Mas aquilo que os governantes fazem, afetam nossa vida diretamente, e a vida de outras pessoas, e é sobre isso que temos que refletir.

Bom voto.

Um comentário:

Géssica Gineli disse...

Olá!

Ótimo texto sobre o voto, se todos pudessem chegar ao mesmo resultado após uma reflexão, creio que teriamos muito mais que um sistema eleitoral considerado o mais rapido e seguro do mundo.
Nossas escolhas devem ser fiscalizadas, não só votar e pronto, dever cumprido. Gerar esse sentimento de "revolução", de vontade que tudo melhore é fundamental mesmo.

Abraços ^^